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Como montar uma loja eficiente em 5 passos

1 – Produto

Este é o primeiro passo quando se trata de montar uma loja eficiente. Saber a diversidade de produtos e serviços que serão oferecidos em seu estabelecimento, facilita muito na hora de montar o projeto da sua loja.

Quanto maior a diversidade de produtos que você oferecer, mais possibilidades de lucros e vendas para o seu negócio. A variedade de marcas é outro ponto importante para o seu estabelecimento, o cliente deve ter o poder de escolha na hora da compra.

Outro ponto importante é identificar qual o público-alvo do seu negócio. Público-alvo são os consumidores para quem sua empresa irá direcionar as ações de marketing dos seus produtos e serviços. A ideia é ter uma segmentação de mercado com a qual você estará se comunicando.

 

 

2 – Estrutura

Neste passo você irá definir a localização do estabelecimento e saber a dimensão exata da área disponível para o projeto.

A estrutura deve ser pensada para o melhor funcionamento do empreendimento dentro do espaço físico disponível, levando em consideração o tamanho da sua operação e segmento escolhido.

Uma pesquisa de público alvo é importante e lhe ajudará a definir as áreas internas do empreendimento. Saber quem é seu cliente facilita na construção da estratégia de venda.

A estrutura deve estar pronta para receber os produtos escolhidos pelo comerciante, a boa exposição de produtos afeta diretamente no aumento de vendas e fidelização do cliente.

 

 

3 – Fluxo

O fluxograma, auxilia na estratégia de vendas, por isso, responder algumas questões, são essenciais para um projeto de qualidade.

Por exemplo:

Como as pessoas irão transitar na sua loja?
Os clientes terão uma boa visibilidade dos produtos?
Qual reação de compra que se espera do cliente?
Ele deve seguir um caminho pré-estabelecido dentro da loja?

Essas respostas irão lhe dar as informações necessárias para o melhor funcionamento de sua loja.

Lembrando que você deve ter foco ao elaborar essas perguntas, o fluxograma pode ser feito tanto para questões estratégicas (ex. redução de custo, redução do tempo de abastecimento), quanto para operacionais (ex. problemas de comunicação, aumento de produtividade).

 

 

4 – Operação

Parece similar ao fluxograma, mas este é o passo mais importante quando se trata de um projeto de sucesso.

A operação trata de como a loja irá funcionar e quais passos devem ser seguidos na forma de atendimento e distribuição de produtos, como funcionará a movimentação dentro da área de vendas, depósito e câmaras frias. Uma loja com a operação bem definida, funciona de forma harmônica, que evita transtornos futuros.

A operação é uma parte que requer atenção, é preciso analisar toda a estrutura da organização e seu funcionamento. Indo desde a relação com fornecedores até a produtividade dos profissionais envolvidos.

 

 

5 – Layout

O layout é uma ferramenta valiosa para o lojista, é nele que colocamos em prática todos os passos anteriores. Você já deve ter ouvido falar da frase “A primeira impressão é a que fica’’. Quando falamos de vendas essa frase se encaixa perfeitamente. O ambiente é o primeiro fator a ser percebido pelo seu potencial cliente,

O layout é uma estratégia que tem como objetivo ampliar a qualidade e eficiência de um processo produtivo. Via de regra, ele está intimamente relacionado à maneira como equipamentos e pessoas são distribuídas em um espaço físico.

Atualmente a disposição dos produtos é mais que uma ferramenta de venda, virou uma estratégia importante de comunicação.

O bom planejamento pode influenciar no aumento das vendas, na atenção do cliente e ainda ajudar na redução de custos e tempo entre processos.

 

 

Este pequeno guia serve para o empreendedor que está abrindo seu novo negócio, seja ele uma farmácia, mercado, casa de carnes, material de construção, ou outro. Todos os pontos que foram apresentados são cruciais para a realização de um projeto de sucesso / bom e eficiente. 

Na hora de fazer seu projeto busque empresas experientes para lhe auxiliar na elaboração e realização do projeto, tenha bons fornecedores e produtos de qualidade dentro do seu estabelecimento.

A Llampe Frio está a mais de 30 anos no mercado, atendendo principalmente o setor supermercadista, representando as melhores soluções para o seu negócio. Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores.

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