Pular para o conteúdo

Self Check-out

O que é Self Check-out?

O Self Check-out é um conceito que já é realidade em supermercados no mundo inteiro e a cada dia conquista mais adeptos. A praticidade com que o cliente passa suas compras no caixa sem a necessidade de um funcionário é o maior atrativo dessa tecnologia. 

O “Self Check-out”, pode ser traduzido livremente como Caixa de Autoatendimento. Na prática, o cliente seleciona seus produtos dentro da loja e ao se dirigir para o ponto de vendas, ele mesmo passa os produtos e ao final realiza o pagamento direto no Caixa de Autoatendimento.

 

Como Funciona?

  1. O cliente posiciona o cesto de compras na base.
  2. O cliente registra os códigos de barras através dos scanners do Self Check-out.
  3. Os itens que não possuem código de barras (frutas, legumes e verduras) são pesados pelo cliente na balança do Self Check-out.
  4. O monitor exibe os itens escaneados onde o cliente pode fazer a conferência dos mesmos.
  5. Os itens são armazenados pelo cliente nas sacolas na medida em que são escaneados.
  6. O cliente finaliza a compra e efetua o pagamento via cartão de crédito/débito.
  7. Ao fim da operação é emitida a NFCe.

 

Vantagens do Self Check-out 

  • Redução do tempo de espera

Os Self Check-outs (caixas de autoatendimento), são caixas rápidos operados diretamente pelo consumidor. Essa praticidade e autonomia garantem ao cliente mais agilidade no processo da compra, desafogando o fluxo para os outros caixas.

  • Diminui os custos operacionais

Com os Self Check-outs sendo operados diretamente pelos consumidores, um único atendente pode monitorar até quatro Self Check-outs, deixando sua equipe livre para exercer outras atividades dentro da loja.   

  • Espaço utilizado 

Os Self Check-outs ocupam um espaço menor do que os Check-outs tradicionais, 4 Self Check-outs ocupam o espaço de 1 Check-out com operador. Ao implantar os Caixas de Autoatendimento poderá aproveitar melhor o layout da sua loja. 

  • Experiência de compra do consumidor

Os consumidores já estão acostumados com a tecnologia no seu dia a dia, os Self Check-outs (Caixas de Autoatendimento) representam a preocupação do estabelecimento em estar atualizado com as novidades do mercado. Oferecem ao cliente uma opção de compra rápida, segura e altamente tecnológica. 

 

Segurança

Sem dúvidas a preocupação com segurança é sempre um ponto importante quando o tema é adesão de novas tecnologias. Toda operação deve evitar perdas, no caso do autoatendimento um sistema que se baseia na confiança do lojista com o consumidor, como ter segurança neste processo?

O sistema do Self Check-out (Caixa de Autoatendimento) é inteligente e conta com processos de validação. 

  • Os produtos devem ser transferidos um a um para as sacolas, neste processo o Self Check-out confere o peso registrado no código de barras e o peso do produto que foi depositado na sacola.
  • É possível acompanhar em tempo real a leitura dos produtos, por meio de sistema de frente de caixa. As telas do caixa são reproduzidas no computador do supervisor. 
  • Ao perceber contradição entre o produto que foi registrado e o que foi depositado na sacola, ou se houver demora para passar o produto no scanner, o sistema pode bloquear o equipamento e acionar um mecanismo que alerta o supervisor.   
  • Os consumidores sabem que estão sendo monitorados pelo equipamento e pelos funcionários, isso tende a inibir fraudes no caixa. 

 

Tendência

Os consumidores buscam cada vez mais conveniência, agilidade e praticidade na hora de realizar suas compras. Os Caixas de Autoatendimento garantem ao lojista estar atualizado com as inovações do mercado e exigências de um consumidor cada vez mais exigente.

Estudo realizado pela APAS, Associação Paulista de Supermercados, em parceria com o IBOPE, mostra que 39% dos consumidores consideram muito importante a presença do autoatendimento nos supermercados.

Pesquisas realizadas pela Croma Marketing Solutions em 2016, mostram que 60,4% dos consumidores pretendem utilizar o autoatendimento. O estudo revelou que os fatores mais influentes para as compras, são: comodidade (69%), tempo (61%) e atendimento (44%).

O uso de Caixas de Autoatendimento já é uma realidade do mercado, com as mudanças pós pandemia, a adesão de métodos de compra mais autônomos e sem contato serão consolidados.

 

Self check-out serve apenas para grandes operações?

Não importa o tamanho da sua loja, o que interessa é a sua vontade de crescer e de oferecer ao seu consumidor a melhor experiência na hora das compras.. Se você é pequeno varejista, deseja aumentar o número de Check-outs do seu comércio, mas percebe que não tem mais como ampliá-lo, o Caixa de Autoatendimento facilmente resolveria seu problema.

FAST 

A Fast Gôndolas é hoje líder de mercado no fornecimento de gôndolas, check-outs e rack integrado para os mais diferentes segmentos de lojas de autosserviço como hiper e supermercados, atacarejos, lojas de departamentos, lojas de brinquedos, farmácias, lojas de conveniência, pet-shops de todo o Brasil e também do exterior.

A Fast investe constantemente na ampliação do parque fabril, desenvolvimento de novos produtos e aquisição de modernas máquinas. Com qualidade reconhecida e soluções específicas, a Fast é sinônimo de relação confiável e duradoura com o cliente.

 

Self Check-out Ótico

Adequado a lojas de varejo, o Self Check-out é destinado a atender clientes com mais agilidade.

Desenvolvido para receber balança de pesagem FLV e uma compacta estação de pagamento (item não incluso) trazendo segurança e mobilidade para o processo.

Foi projetado para ser flexível, versátil e de fácil operação do cliente através de uma tela interativa (item não incluso)

Itens não inclusos: Balança, Balança para FLV Toledo, Leitor Código de Barra, Impressora, Monitor Touch, Torre Luminosa, Pin Pad, CPU.   

 

Self Check-out Dinâmico

Adequado a lojas de varejo, o Self Check-out Dinâmico é destinado a atender clientes que utilizam carrinhos em quantidades ilimitadas de produtos.

Foi projetado para ser flexível, versátil e de fácil operação do cliente através de uma tela interativa (item não incluso).

Patenteado pela Fast Ariam, contém tecnologia aplicada em seu módulo controlador trazendo fácil integração e homologação em qualquer software house de frente de loja.

Desenvolvido para receber balança de pesagem para FLV, equipamentos antifraudes e uma compacta estação de pagamento (itens não inclusos), trazendo segurança e mobilidade para o processo.

Itens não inclusos: Software de operação, Monitor Touch, CPU, Scanner Biótico com Balança Magelan,  Balança de Conferência, Impressora, Pin Pad.

 

A FAST Gôndolas oferece soluções em Self Check-outs (caixas e autoatendimento) para todos os tamanhos e tipos de projeto. 

Entre em contato para conversar com um de nossos consultores. Ele o ajudará a escolher o melhor modelo para seu projeto.

 

1 comentário em “Self Check-out”

  1. Boa tarde, somos de uma sofware house e gostaria de saber como funcionaria uma parceria, temos ciente em todo Brasil. Porem precisaríamos de ter um equipamento modelo ou emulador para trabalharmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.